Livros / Books
Livro/Book Comentário Como adquirir
Trom

O. Trompowsky

Partidas de Xadrez

1940

Octávio Trompowsky comenta 106 de suas melhores partidas com muito humor e originalidade. Um clássico da literatura enxadristica nacional. Esgotado/out of print
Posi

Erich Eliskases

Jogo de Posição

1943

Em 1943 o Grande Mestre austríaco Erich Eliskases, na época radicado no Rio de Janeiro, publicou em português este interessante tratado onde estuda, em detalhe, todos os aspectos do jogo posicional. Inclui, ao final, capítulo com partidas brasileiras.

Esgotado/out of print

Para a edição em alemão "Stellungspiele" (2000):

veja abaixo.

Repe

Walter O. Cruz

Repertório de Aberturas

1950

Walter Cruz expõe os fundamentos da Teoria das Aberturas e depois inicia o estabelecimento de um repertório para o condutor das brancas com um estudo conceitual da Variante Fechada da Siciliana (1.e4, c5 2.Cc3). Uma obra de grande valor didático. Esgotado/out of print
Xbas

Orfeu G. d'Agostini

Xadrez Básico

1954

O autor procurou condensar em um único volume todas as noções indispensáveis para um rápido progresso no jogo de xadrez. Até hoje é o livro mais indicado por professores experientes aos principiantes de todas as faixas etárias, como uma base sólida para a iniciação ao xadrez.

Nas livrarias de todo o país ou contate a

Editora Ediouro

Pset

Ronald Câmara

Peões na Sétima

1960

O engenho e a arte do bicampeão nacional Ronald Câmara já estão evidenciados neste seu primeiro livro de crônicas escolhidas, notável pela elevada qualidade literária e pelo esmerado trabalho analítico desenvolvido no comentário das partidas. Um livro que se tem prazer em ler e reler. Esgotado/out of print
Cabr

Luiz Cabrerizo

Manual de Xadrez

1966

Noções elementares, estratégia, tática, aberturas, finais, partidas, problemas, curiosidades: de tudo um pouco neste, em sua época, popularíssimo manual de xadrez, que atingiu sete edições, sempre atualizadas e ampliadas, desde seu lançamento em 1938.

Esgotado/out of print

Buda

F. Vasconcellos

Gambito Budapest

1966

Um amplo e metódico estudo das intrincadas linhas de jogo que compõem a teoria do Gambito Budapest. Na parte prática o autor comenta 63 partidas, as quais ilustram os princípios, ideias e estratagemas que regem esta abertura.

Esgotado/out of print

Frei

Márcio Freitas

Partidas de Xadrez

1978

Reminiscências de um campeão nacional e a análise de 96 de suas melhores partidas contam a história do xadrez paulista e brasileiro no período em que Márcio Elísio de Freitas exercia sua liderança como jogador e dirigente.

Contate a

Editora Hucitec

Inic

Flávio de Carvalho Jr.

Iniciação ao Xadrez

1982

Utilizando um ensino graduado, com detalhadas explicações e numerosos exercícios, Flávio de Carvalho Jr, ex-campeão brasileiro, transmite ao iniciante desde princípios elementares até técnicas mais avançadas. Esses conceitos são consolidados pela análise de 35 partidas célebres.

Nas livrarias de todo o país ou contate a

Summus Editorial

Tati

Alexandru Segal

Fundamentos de Tática

1982

O autor inicialmente classifica as combinações em 10 categorias. Em seguida, apresenta uma série de exemplos práticos, para que o leitor, tendo se familiarizado com as respectivas ideias básicas, possa desenvolver, por si próprio, a combinação adequada a cada posição.

Contate a distribuidora

Livraria do Clube de Xadrez

Mequ

Rubens Filguth

Mequinho Perfil de um Genio

1983

O autor utiliza depoimentos de pessoas que conviveram com Mecking durante diversas fases de sua vida para desenhar o perfil do ser humano. Na segunda parte desta original obra, 90 partidas selecionadas evidenciam a elevada qualidade de jogo do primeiro grande mestre brasileiro.

Esgotado/out of print

Beck

Idel Becker

Manual de Xadrez

1987

O Manual de Xadrez de Idel Becker é dirigido a todos aqueles que desejam iniciar-se na Arte de Caissa e também a jogadores de alguma experiência que queiram aperfeiçoar seu conhecimento e dispor de uma fonte de consulta sobre o xadrez em geral.

Nas livrarias de todo o país ou contate a

Editora Nobel

Cb56

Isabel Sampaio

Fortaleza 1989 56°CB

1989

Todas as partidas jogadas no 56° Campeonato Brasileiro, Fortaleza, 1989, com informações, biografias e fotos dos participantes. A melhor partida de cada rodada vem com comentários de A. Segal, James Mann e Dirk Dagobert. Destaque para a sensacional performance de Gilberto Milos (10 em 11).

Esgotado/out of print

Kkpt

H. A. Carvalho Rubens Filguth

K x K

1991

Nesta obra de Herbert Carvalho e Rubens Filguth, o leitor terá oportunidade de conhecer todos os lances da acirrada luta entre Anatoly Karpov e Garry Kasparov pela conquista do título mundial de xadrez. Um registro completo e detalhado desta intensa batalha psicológica e política.

Contate a distribuidora

Livraria da ABCX

Vete

H.C.v.Riemsdijk W.Hajenius

Veldjes Tellen

1994

Een methode voor bepaalde pionneneindspelen. ln de eerste plaats is dit werkje bedoeld als een leerboek, maar onderstrepen ook de estetische aspecten van het pionneneindspel. Dat blijkt te slaan op het onderscheid tussen eindspelen met of zonder kritieke velden.

Esgotado/out of print

Para a edição brasileira "Peões Mágicos" (2008):

veja abaixo.

Rona

Ronald Câmara

No Mundo dos Trebelhos

1996

Em um dos melhores livros sobre xadrez já publicados no Brasil, o cearense Ronald Câmara aborda interessantes e variados temas, eletrizantes partidas magistrais e figuras exponenciais do top-board mundial.

Acesse a página pessoal de

Hélder Câmara

Diag

Hélder Câmara

Diagonais

1996

Em Diagonais, o MI Hélder Câmara selecionou 70 de suas melhores crônicas, nas quais comenta e analisa, com muita inteligência e perspicácia, os dramas, as tragédias e as comédias que se desenvolvem sobre o tabuleiro nas partidas do xadrez moderno.

Acesse a página pessoal de

Hélder Câmara

Finc

H.C.v.Riemsdijk W.Hajenius

The Final Countdown

1997

Neste importante livro (edição em inglês), os autores ensinam como conduzir os finais de reis e peões, utilizando o método das casas conjugadas. "If you study this book you have no more need of other books on pawn endings" - GM Paul van der Sterren, New in Chess 08/1997.

Tente em

The London Chess Centre

Para a edição brasileira "Peões Mágicos" (2008):

veja abaixo.

Kasp

David Sokolik

O Xadrez Magistral de Garry Kasparov

1997

1400 partidas de Garry Kasparov! Várias delas comentadas. Toda a carreira do Campeão Mundial, incluindo os quadros de torneios. Os próprios jogadores brasileiros comentam suas partidas contra Kasparov. Diversos índices e anexos fazem da segunda edição uma obra completa.

Nas livrarias de todo o país ou contate a

Editora Revan

Elis

Erich G. Eliskases

Stellungspiele

2000

Anhand von 47 Partien erlautert Eliskases viele wichtige Grundlagen des Positionsspiels. Sein 1941 verfasstes Hauptwerk "Stellungspiele" ist bisher nur in einer portugiesischen Variante von 1943 erschienen, mit diesem Band liegt es nun zum ersten Mal in der Originalversion vor.

Contate a distribuidora

Schachfirma Fruth

Xema

Gilberto Milos Davy D'Israel

Xeque e Mate

2000

Um livro cujo objetivo é ensinar a jogar xadrez partindo do zero. Introduz os conceitos mais importantes do jogo de uma maneira didática, utilizando muitos diagramas e exercícios. Ao final, inclui diversas informações úteis para os novos aficcionados.

Contate os autores em

GHM Empreendimentos

Esse

Antônio Rocha Paulo Oliveira

Essências da Estratégia Superior

2001

Com base na ideia de que o conhecimento dos diversos temas estratégicos faz a diferença entre o mero aficcionado e o verdadeiro jogador de xadrez, os autores apresentam e desenvolvem 26 destes temas, enriquecidos com diversas partidas ilustrativas. Uma obra original e de grande valor.

Esgotado/out of print

Comb

Darcy G. Lima Júlio Lapertosa

Combinações

2003

"Xadrez é 99% tática" Esta frase, atribuida a Richard Teichmann, mantém sua atualidade. Para se familiarizar com os diversos temas táticos o estudante deve resolver um grande número de exemplos. Este é o objetivo deste livro, que inclue 397 combinações divididas por temas e níveis de dificuldade.

Contate a distribuidora

Livraria do Clube de Xadrez

Regi

Regina Ribeiro Fernanda Loth

Xadrez para Crianças

2003

Com linguagem e visual realmente inovadores este é um livro dirigido especialmente ao público infantil. A fantasia foi a principal ferramenta utilizada pelas autoras para ensinar aos pequenos enxadristas os segredos deste jogo milenar e fazer evoluir seus conhecimentos técnicos e táticos.

Nas livrarias de todo o país ou contate a

Editora Todolivro Ltda

Germ

Jarbas Ladeira

E. German
Um legado

2003

As melhores partidas do primeiro mestre internacional brasileiro, o mineiro Eugênio Maciel German, escolhidas e comentadas por Jarbas Ladeira e precedidas por uma interessante biografia escrita por Helena German. Inclue muitas fotos tomadas ao longo da carreira deste extraordinário jogador.

Contate a distribuidora

Livraria do Clube de Xadrez

Tabv

Herbert Carvalho

Tabuleiro
da Vida

2004

"Um mosaico das dimensões estéticas que o xadrez comporta e das paixões que desperta". Assim o autor, vice-campeão brasileiro de 1980, define a sua obra. Nela ele narra a fascinante história do jogo e faz o relato de diversos episódios do xadrez brasileiro e mundial que ele próprio vivenciou.

Nas livrarias de todo o país ou contate a

Editora Senac

Espi

Gerson Batista Joel Borges

O Espírito da Abertura

2004

Os autores apresentam, de uma maneira sintética, as ideias, os conceitos e os planos que caracterizam as principais linhas das aberturas, utilizando como exemplo partidas magistrais cuidadosamente selecionadas. Segundo Herman C. van Riemsdijk, "um poderoso farol no escuro oceano das aberturas!"

Nas livrarias de todo o país ou contate a

Editora Ciência Moderna

Mqdi

H. Marinho

Maiorias Qualitativas nas Defesas Indias

2004

Nesta singular e inovadora obra o autor retoma e desenvolve temas estratégicos introduzidos por Aaron Nimzowitsch. Em suas páginas são desvendados com muita habilidade e competência os segredos das estruturas de peões em diversas posições de grande interesse teórico e prático.

Contate a distribuidora

Livraria da ABCX

Mosq

Gil C. Carvalho

 F. Sonnenfeld  O Mosqueteiro do Rei

2004

Excelente livro sobre a extensa e extraordinária obra de Felix A. Sonnenfeld, o maior problemista brasileiro. Indispensável aos conhecedores da difícil arte do problema. Por sua didática e abrangência é, também, indicado aos que desejam se iniciar neste atraente ramo do jogo de xadrez.

Nas livrarias de todo o país ou contate a

Editora Ciência Moderna

Xaaz

Rubens Filguth

Xadrez
de A a Z

2005

Um "dicionário ilustrado", onde o autor aborda os principais temas técnicos relacionados ao xadrez, sua evolução histórica, biografias de todos os campeões mundiais, partidas magistrais e curiosidades. Uma obra completa, indicada tanto aos enxadristas iniciantes como aos jogadores mais avançados.

Nas livrarias de todo o país ou contate a

Editora Artmed

Favo

Ronald Câmara

Minhas Partidas Favoritas

2006

O estilo clássico e brilhante do Mestre Ronald Câmara transparece nessas suas "partidas favoritas", comentadas com elegância e precisão, características da obra deste grande campeão nacional. Um trabalho didático, instrutivo e de sedutora leitura.

Acesse a página pessoal de

Hélder Câmara

Call

Carlos Calleros

Introdução à Organização e Arbitragem

2006

O experiente árbitro internacional Carlos Calleros apresenta a nova (3ª) edição, revisada e atualizada, de sua consagrada obra sobre organização e arbitragem. Inclui a tradução das Leis da FIDE feita pelo AI Antônio Bento. De grande utilidade para árbitros, professores, jogadores de torneio e organizadores.

Contate o autor em

calleroschess@terra.com.br

Inco

Rubens Filguth

Inteligências em Confronto

2006

A história do Campeonato Mundial de Xadrez desde o período dos campeões não oficiais até os dias atuais é contada por R. Filguth com uma riqueza de detalhes que garante a este livro um lugar de destaque na bibliografia nacional. Completam a obra mais de 1000 partidas válidas pelo título mundial.

Nas livrarias de todo o país ou contate a

Editora Artmed

Cais

Hélder Câmara

Caissa

2006

Em brilhantes 64 crônicas de xadrez, uma para cada casa do tabuleiro, o Mestre Internacional Hélder Câmara, em seu estilo vibrante, criativo e bem humorado, revela aos leitores um painel completo do xadrez internacional contemporâneo.

Nas livrarias de todo o país ou contate a

Editora Saraiva

Cont

Rubens Filguth

Conto Xadrez

2006

De maneira bem-humorada e com a ajuda das impecáveis ilustrações de Marcello Faustino, o autor transmite todos os ensinamentos essenciais para a compreensão do jogo de xadrez e suas regras. Uma obra dedicada a crianças que, certamente, também agradará a país e professores.

Nas livrarias de todo o país ou contate a

Editora Artmed

Conp

Rubens Filguth

Conto Xadrez Prático

2007

Com a ajuda dos tres amigos, os GMs Milos, Leitão e Vescovi, e das primorosas ilustrações do Artista Faustino, Mestre Filguth continua os ensinamentos iniciados no livro Conto Xadrez, agora com a parte prática, com exemplos extraidos de jogos entre grandes personagens do reino encantado do xadrez.

Nas livrarias de todo o país ou contate a

Editora Artmed

Cord

Jairo Cordioli

Cordioli 70 anos de xadrez

2007

Com 74 partidas selecionadas e habilmente comentadas e ilustrado por muitas fotos, este instrutivo livro retrata os 70 anos da carreira enxadrística do tri-campeão paulista Lourenço João Cordioli, contribuindo ao mesmo tempo para o registro da história do xadrez brasileiro neste extenso período.

Contate a

Editora Solis

Pema

H.C.v.Riemsdijk W.Hajenius

Peões Mágicos

2008

Após o grande sucesso das edições em holandês (Veldjes Tellen - 1994) e em inglês (The Final Countdown - 1997), finalmente é lançada a versão brasileira deste importante livro, que estabelece sólidas bases para a plena compreensão dos difíceis finais de reis e peões.

Contate a

Editora Solis

Epop

Waldemar Costa

Epopeia do Campeonato Brasileiro

2009

Um extraordinário trabalho de pesquisa. Tudo sobre os Campeonatos Brasileiros de Xadrez de 1927 a 2008. Indispensável para os que desejam conhecer a fundo a história do xadrez brasileiro.

Contate a

Editora Solis

Meck

H. Mecking
A. Caldeira

Mequinho
O Xadrez de um Grande Mestre

2010

Desde muito jovem, Henrique Mecking se tornou uma lenda do xadrez mundial, um menino prodígio como Samuel Reshevsky e Arturo Pomar. Nesta obra, o leitor terá a oportunidade de conhecer sua história contada por ele mesmo, o que pensa, como jogava e como ainda joga xadrez!

Nas livrarias de todo o país ou contate a

Editora Ciranda Cultural

Wppi

H. Marinho

Winning Pawn Play in the Indian Def.

2011

The author provides the guideposts that you need to make your way through the forest of strategies and variations in these popular modern openings. This book first appeared in the original portuguese language under the title "Maiorias Qualitativas nas Defesas Índias".

Tente em

Amazon.com

Para a edição brasileira (2004):

veja acima.

100cr

Ronald Câmara Hélder Câmara

100 Crônicas de Xadrez

2014

Os principais cronistas do xadrez brasileiro analisam e comentam instrutivas e estimulantes partidas do xadrez mundial. Hélder, criativo e bem-humorado, Ronald, estilista do idioma e refinado analista, eles conseguem ressaltar com maestria os momentos críticos das partidas e os tensos ambientes em que foram disputadas.

Acesse a página pessoal de

Hélder Câmara

Back Back BrasilBase Home Home